
Cá esta a receita que foi publicada ontem no suplemento do I. Quando recebi o convite fiquei logo com a cabeça a mil à hora a pensar no que havia de fazer... deve ser do ascendente Balança mas decidir-me por uma coisa ou por outra às vezes custa-me :)
Comecei por consultar os livros do costume à procura de inspiração, mas não queria seguir uma receita qualquer, queria uma coisa que fosse minha... que fosse fácil de fazer, que fosse saborosa, que fosse fácil de explicar sem fotos... enfim... como sempre, queria a receita perfeita :)
Acabei por apostar num "valor seguro" o chocolate e foi
neste livro que vi uma foto que me agradou e como já me aconteceu
outras vezes a foto é o que conta ;)
Quandi li a receita mais os seus 500 passos comecei logo a cortar caminho, simplifiquei tudo usando aquilo a que chamo "não receitas", que não são mais que a mistura de 2 ou 3 ingredientes num processo de elaboração tão simples que não chegam a ser uma receita ;)
Não é a receita mais original do mundo, nem a receita perfeita mas a julgar pelo coro de "uhmmm's" que despertou em quem a provou pode-se dizer que está aprovada.
.
Ingredientes para a Massa da Tarte**:
250gr de Farinha
125gr de Manteiga
125gr de Açúcar
1 Ovo
1 Colher de sopa de Cacau em pó
.
Ingredientes para a Compota de Framboesas:
300gr de Framboesas (usei congeladas)
100gr de Açúcar
.
Ingredientes para a Ganache:
100ml de Natas
200gr de Chocolate (usei com 70% de cacau)
.
Para a tarte, colocar numa taça todos os ingredientes (com a manteiga cortada em pequenos cubos) e ir misturando, com as pontas dos dedos ou com uma batedeira, até obter uma massa homogénea. Nunca se deve misturar muito para a massa não ficar dura depois de cozer.
Na Bimby colocar todos os ingredientes no copo e programar 15 segundos na Velocidade 5.
.
Depois da massa pronta, forrar uma tarteira de fundo móvel já untada, para isso deve-se ir colocando bocadinhos de massa directamente na forma e com os dedos enfarinhados ir ajeitando, primeiro a base e depois as laterais. Quando estiver pronta furar a base com um garfo em vários sítios e levar ao forno a 200ºC durante 10 a 15 minutos.
.
Para a compota, levar ao lume brando/médio as framboesas com o açúcar até se obter uma compota, são mais ou menos 15 a 20 minutos.
Na Bimby colocar os 2 ingredientes no copo e programar 15 minutos na Velocidade 1 a 100º e depois mais 5 minutos, na mesma velocidade mas na temperatura varoma (sem o copo em cima).
.
Para a Ganache, levar ao lume as natas até levantarem fervura, apagar o lume e misturar o chocolate partido em pequenos cubos, deixar repousar uns minutos e depois mexer para obter um creme liso e brilhante.
Quando a base da tarte sair do forno, esperar uns 5 minutos, espalhar a compota de framboesa por cima, cobrir com a ganache de chocolate e alisar bem a superfície.
.
Levei ao frio ainda na forma e só na hora de servir desenformei e decorei com umas raspas de chocolate.
.
* E eu que não gosto nada dos nomes das receitas grandes.... mas não consegui reduzir este...!
.
** Esta receita estava escrita num pequeno papel, perdida entre recortes de receitas, penso que seria a receita de massa de tarte que a minha mãe usava, apenas acrescentei uma colher de sopa de cacau em pó.